Mito ou verdade – roupa preta é mais quente?

Um look por Dia: Inspirações para a sua Semana
10 de agosto de 2017
SPFW 2018 – As novas tendencias da próxima estação
12 de setembro de 2017
Exibir tudo

Mito ou verdade – roupa preta é mais quente?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os dias ainda estão frios, e a cor preta é a que mais predomina nos looks nessa época. São Ns os motivos pra isso, porque gostam, porque é uma cor básica, elegante e que esquentam mais, e ai vem aquela dúvida, roupa preta esquenta mais que as outras cores?

O post de hoje será como uma aula sobre esse assunto, vocês vão gostar!

Normalmente pensamos que peças claras como a cor Branca é menos quente, que retém menos calor e que as cores mais escuras como a Preta são mais quentes, retém mais calor. Sinto muito em informa-los que isso é mito, mentira!

Vamos aos porquês….

Segundo Arturo Quirantes professor da Universidade de Granada, na Espanha “As pessoas acham que roupas brancas são melhores porque refletem a luz solar, enquanto as pretas a absorvem e a transformam em calor”.

Porém em 1980 o mito de que roupas escuras da mais calor caiu por terra, Artuto diz que se o tecido é preto, ele o absorve. E, se houver vento, ele leva o calor por convecção (processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria), que é um mecanismo eficiente para nos manter frescos.”

Ele ainda explica que porque os beduínos, acostumados a viver sob o escaldante calor do deserto, têm o corpo todo coberto por uma manta preta. “O elemento chave na roupa beduína é que, além de ser preta, ela fica solta. Isso faz com que sejam criadas as correntes de convecção, que permitem que o corpo expulse o calor de forma mais eficiente”, explica o professor.

 

Mesmo que no verão recomenda-se roupas brancas, não é levado em conta que o corpo humano também gera calor, seja ele com peça escura ou clara, assim, “Nós emitimos energia térmica. Se usamos roupa branca, o calor que emitimos rebate contra o tecido e não consegue sair”, diz o cientista.

A roupa preta absorve sim o calor, porém se no dia em questão estiver calor e ventado ou um dia mais fresco ensolarado, não sentiremos tanto calor, porque haverá essa troca de energia, mas para isso é necessário levar em conta o tipo de look que você estará usando, desde do tecido ao caimento (mais larguinho ou justo), quanto mais justo mais calor, e precisara de mais vento, se for larguinho, mais fresco ficará.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
X